Oi pessoal!
Vocês trabalham mais com o Photoshop ou Illustrator? Confesso que faz um tempinho que não abro um programa vetorial - seja o Illustrator ou o Corel. Mas ainda assim é inegável que criar artes vetoriais pode ser um diferencial dentro da estamparia. Hoje, trouxe 3 motivos para você criar artes no Illustrator. Vamos lá?
1. Demanda
A inegável que o número de artes criadas em bitmap aumentou exponencialmente nos últimos anos. Tanto porque o Photoshop ficou muito mais popular do que já era quanto porque os designers aprenderam que uma arte para estamparia têxtil não precisa ser vetorial. Outro fator que contribuiu muito pro aumento dar artes feitas no PS foi o desejo dos artistas/designers de simularem técnicas tradicionais no digital. E por mais que seja possível fazer coisas incríveis no AI, pelo menos pra mim, a fluidez com que se cria em bitmap é incomparável. Só que toda essa mudança no comportamento criativo fez aumentar a demanda por artes vetoriais - principalmente em bancos de imagem como o Patternbank. Vira e mexe a plataforma alerta os designers de que artes vetoriais são muito mais que bem vindas. Então, se você quer sair do mais do mesmo e ter um diferencial que pode ser decisivo na hora da compra, artes em vetor pode ser o caminho.
2. Cores
Uma arte bem feita facilita a vida de todo mundo, né? É claro que é possível trocar as cores muito facilmente se um arquivo for criado da forma "correta" no Photoshop. E até os arquivos mais mal trabalhados podem ter suas cores alteradas (de forma mais chatinha). Porém, na arte vetorial, a troca de cores - principalmente no Illustrator - é muito mais simplificada. Fazer variantes de cor e novas combinações na cartela é muito mais fácil e as empresas adoram! Mesmo que você crie um arquivo com camadas e grupos muito mal distribuídas no Illustrator, o "dano" em relação a alteração das cores é muito menor do que a de um arquivo "achatado" no Photoshop. Assim, a possibilidade da troca e variação de cores é um atrativo enorme. Dificilmente a sua estampa será comercializada tal qual ela foi vendida em um banco de imagens. As cores serão trocadas ou pelo menos alteradas para tons diferentes e é aí que artes em vetor ganham um pontinho a mais na hora da compra.
3. Facilidade
Bom, motivos comercias temos muitos mas os motivos práticos para os designers não ficam pra tras não. No Illustrator, é muito mais fácil criar geométricos (matematicamente) precisos graças aos cálculos envolvidos dentro de arte vetorial. Um simples ctrl D (duplicar) vai te permitir repetir um desenho várias vezes com uma precisão perfeita. Não só isso, podemos facilmente vetorizar uma imagem, trocar as cores (como foi dito antes) e criar padrões de forma mais automatizada com a ferramenta de criação de padrão. Por isso sempre falo que é importante a gente saber trabalhar com diversos programas. Cada um vai ter as suas facilidades e, quando abrimos o leque de softwares que dominados, podemos tirar proveito do melhor de cada um deles.
Confesso que escrevendo esse post deu até vontade de desenterrar o AI lá do meu pacote Adobe e criar alguma arte vetorial. Claro, existem vários outros motivos para usarmos o Illustrator. Você tem algum que queira compartilhar com a gente?
interessante, vou começar à aprender o illustration!
Nunca tinha pensado por esse lado mais comercial Cel. Bem pontuado