top of page

5 formas de usar inteligência artificial nas suas criações

Oi pessoal!

Provavelmente vocês já ouviram falar alguma coisa sobre inteligência artificial, né? Esse post não é para explicar do que se trata, um tutorial de como usar ou qual a melhor inteligência. Separei pra vocês em tópicos, formas diferentes que podemos usar IA de imagens para nosso trabalho como designer de estampas. Existem formas que são mais interessantes (ética e legalmente falando) do que outras e é isso que eu quero expor aqui. Tive a ideia de fazer esse post porque muita gente têm comentado sobre isso substituir nossas profissões ou que não vamos mais precisar desenhar ou que é completamente errado criar usando inteligência artificial. Então, trouxe 5 formas de se trabalhar com inteligência artificial para que você possa entender as diferentes perspectivas em torno dessa nova tecnologia. Se você ainda não entende o que é IA, clica aqui* para ver um vídeo básico explicando mais sobre. * Tenho algumas ressalvas sobre o que o Leon fala sobre IA e arte mas o vídeo vale pra entender de uma forma geral o que é e como funciona. Recomendo que você assista vídeos de artistas falando sobre para se aprofundar na discussão.

1. Inspiração

(geração de imagens de moodboard)


Imagina ter uma espécie de Pinterest à sua disposição para ver imagens que possam te inspirar? Pois é, o MidJourney por exemplo, pode ser uma ferramenta incrível para criar artes que possam te inspirar. Você só precisa saber o que te inspira e digitar os comandos corretos para gerar imagens incríveis que vão te dar uma vontade enorme de fazer suas próprias criações.

(você também pode ver a galeria do site (como na imagem anterior).

Usar a tecnologia da IA como inspiração, não significa que você irá criar algo exatamente como está vendo (isso estaria mais para uma referência - próximo tópico). A ideia é criar estímulos visuais que te deem vontade de fazer algo. Tem um post aqui no blog que explico (na minha visão) a diferença entre inspiração, referência e motivação.


(a imagem gerada na esquerda, me inspirou a criar essas estampas do centro e da direita)

(na esquerda e no centro, imagens de referência para a estampa que criei na direita)

2. Referências

Não sei vocês mas eu estou sempre em busca de fotos de flores específicas em ângulos diferentes. E, sinceramente, eu não aguento mais olhar pras mesmas fotos que estão lá no Pinterest (já até pensei em criar um perfil no Instagram só com fotos de flores criadas com IA para usarmos de referência).

Aqui, vale como o ítem anterior. É como se você tivesse um Pinterest para gerar imagens de referência mas que não fossem as mesmas que todo mundo ta usando.

(geração de fotos para referência para ilustração)

3. Criação de elementos

Você pode usar o recurso para criar elementos para as suas estampas. No exemplo a seguir, gerei algumas imagens para criar uma estampa com elementos bordados:

(na esquerda uma geração de elementos, na direta, uma estampa minha finalizada utilizando os elementos)

Eu não acho que esse recurso substitui a habilidade de desenhar mas com certeza facilita o trabalho em alguns aspectos. Importante ressaltar que você ainda terá que limpar o fundo dessas imagens (porque (ainda) não são geradas em fundo transparente - apesar de poderem ser geradas em fundos chapados para facilitar).

4. Literalmente

Uma outra forma de usar a IA e a literal. Você digita os comandos e usa as imagens geradas sem modificar absolutamente nada. Pra mim e para a finalidade que uso, é a opção menos interessante. Mas ainda assim, válida para alguns casos.

(estampas geradas com MidJourney)


Inclusive, a versão 5 do MidJourney faz o rapport perfeito da estampa!


5. Mockups

(colagem feita no Photoshop com várias modelos geradas por IA e posteriormente editadas para colocar as estampas na roupas)


Resolvi colocar os mockups como um bônus porque não são necessariamente "macro formas" de se usar a IA. Mas, de qualquer forma, pode ser super interessante para o nosso trabalho. Postar no Insta, fazer um projeto novo pro portfólio, uma apresentação da estampa pro cliente, ou até mesmo para vender o mockup.


Enfim, existem diversos usos para as inteligências artificiais e uma coisa é certa: ela está andando a passos largos e ganhando cada vez mais espaço. Acho importante que a gente se atualize e, no mínimo, entenda um pouco mais sobre como a essa tecnologia funciona, como vai impactar no nosso dia a dia e como podemos nos beneficiar dela (mesmo que você opte por não usá-la). Deixa aqui nos comentários se você usa alguma IA e o que você pensa sobre esse tema!

128 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 comentario


Miembro desconocido
25 jul 2023

Adorei esse post, esse assunto é muito interessante e fui olhar o video do link tambem!

Me gusta
bottom of page