top of page

5 truques para usar no Photoshop

Oi gente! O assunto de hoje é o nosso queridinho Photoshop! Um programa tão completo e cheio de ferramentas que as vezes esquecemos de algumas funções ou elas passam despercebidas. Então vou te contar 5 truques dentro do software que talvez você não conheça.


1. A fonte ideal: você decidiu inserir um texto na sua imagem e agora está em busca da fonte perfeita mas... caramba! quantas opções, não é mesmo? Pois, é! Pra facilitar a escolha da fonte, o PS nos dá uma opção bem básica mas muito importante que é a divisão de fontes por categorias. Não é preciso ser um grande entendedor de tipografia para saber o significado de com serifa, sem serifa e fonte fantasia. E só de saber isso, a escolha das fontes já fica mais fácil pois você corta da lista todos os tipos que você não quer. Olha só na imagem onde encontrar essa opção:



2. Pantone: o cliente deu um número do Pantone e você não consegue achar ou quer trabalhar com um Pantone específico na sua criação? Fácil! Basta ativar a opção de Amostras, no menu superior Janelas. Depois clicar no menu oculto e tã dã! Olha o tanto de opções de cartela que você vai ter. E se passar o mouse por cima (sem clicar), vai aparecer o código da cor!



3. Arquear elementos: certeza que você já quis transformar um ou mais elementos no formato de um arco ou ondas. A ferramente de transformação pode te ajudar nisso! Basta apertar Ctrl T na camada desejada e observar a opção aparecer lá em cima. Depois é só escolher a forma desejada e personalizar. Confira a imagem:



4. Máscara rápida: seleção é uma das coisas que mais usamos no PS, certo? Então saiba que você pode editar essa seleção de forma super rápida com a opção de máscara rápida (tecla Q). Assim que você ativa essa opção, a camada fica vermelha e, com o pincel nas cores preto e branco, é possível acrescentar ou subtrair uma área. Assim que você desativa essa opção, a área escolhida se transforma em uma seleção!



5. Desenho espelhado: esse é um recurso do PS mais recente, se não me engano não está disponível em todas as versões. Se você ainda não comprou ou atualizou seu programa, faça isso agora mesmo porque essa opção é extremamente útil! Já fiz um vídeo lá no canal sobre isso porém utilizando o Krita. Agora é possível ter um recurso semelhante e bem interessante no próprio PS. Já reparou que tem uma "borboletinha" lá no sub menu superior? Ela é a ferramenta de simetria e conta com várias opções diferentes! É imensamente útil quando queremos desenhar dois lados iguais, criar mandalas ou desenhos diferentes. Vale a pena testar! Olha só esse exemplo:



Claro que existem várias outros truques no Photoshop e diversas ferramentas "escondidas" no programa. Essas são apenas 5 delas! Quer uma sexta dica de ouro: Não sabe o que tal botão faz? Clica nele e experimenta! Você pode estar a um clique de descobrir uma funcionalidade incrível!

96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page