top of page

Inspiração, referência e motivação

Você sabe o que essas três palavras querem dizer e a diferença entre elas? Oi pessoal! Gosto muito de falar sobre esses três temas do título, inclusive me lembro de já ter falado sobre ele em outras ocasiões, mas acho importante reforçar aqui no blog também. Lembrando que o que vou expor aqui é a minha visão dessas três palavras em um contexto criativo e que eu vejo muita gente fazendo confusão entre elas.

A inspiração mexe com a nossa vontade de querer criar. Por exemplo: muitas vezes estou ouvindo uma música e ela me dá uma vontade louca, inexplicável de abrir o Ipad e começar a criar ilustrações e estampas. E não é que o que eu vá criar algo relacionado com essa música. Pode ser algo completamente diferente. Mas é como se essa música me fizesse ligar uma chavinha que me dá vontade de criar e aguça a minha criatividade para desenvolver meus trabalhos. A inspiração é algo que ajuda a quebrar meu bloqueio criativo.


Por sua vez, a referência é um apoio visual à criação. Imaginemos que você queira desenhar algo que foge completamente do seu cotidiano e você não tem um repertório criativo-visual a respeito disso. Pensa que você quer desenhar uma Lhama Rosa do Himalaia (e não, elas não existem). Mas a primeira coisa que você vai pensar é: como raios é uma lhama? Como são as patinhas, como é o rabo? As orelhas são em pé? Qual seria o tom de rosa de uma Lhama Rosa do Himalaia? E aí, automaticamente você começa a buscar na internet por imagens de referência que vão te auxiliar a desenhar essa lhama. A referência nos dá embasamento técnico-visual para representar algo que não temos com tanta clareza na nossa cabeça.

Eu, por exemplo, adoro desenhar mãos. E eu tenho repertório enorme de tipos de mãos e poses na minha cabeça. Então é mais fácil criar sem uma referência. Porém, dependendo do ângulo que eu queira desenhar, vou precisar usar uma referência para me auxiliar nessa representação.

a motivação é algo (na maioria das vezes) físico. Aquilo que nos faz levantar da cama todos os dias e fazer o nosso corre. Pode ser desde realizar um sonho como abrir uma marca, fazer uma viagem a coisas como pagar um boleto que acabou de chegar. Quer motivação maior para sentar e criar do que saber que as contas estão vencendo?


E pra você? O que é inspiração, referência e motivação? Qual a importância dessas três palavrinhas no seu dia a dia criativo?

16 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 ความคิดเห็น


สมาชิกที่ไม่รู้จัก
05 ส.ค. 2565

Oi Cel , concordo com vc, pra mim também é assim!

Difícil porém é ter conta pra pagar e nenhum trabalho em vista, nao é mole nao perder a motivação..mas a persistência me motiva ! Fazer parte do clube também !!

ถูกใจ
Celina Godoy
Celina Godoy
05 ส.ค. 2565
ตอบกลับไปที่

Nossa sim! Fica mais difícil mesmo. Mas a vontade de fazer dar certo tem que ser maior. Fico feliz em saber que o clube está te ajudando nesses processos <3

ถูกใจ
bottom of page