top of page

O seu nome artístico

Resolvi escrever esse post pra vocês enquanto espero o servidor do meu site atualizar as informações. E isso me fez pensar em uma experiência que gostaria de compartilhar com vocês.


Lá por volta de 2015, comecei minhas atividades nas redes sociais (e afins) de forma mais profissional (pra compartilhar meu trabalho e coisas do tipo). E eu precisava de um nome. Caramba! Como é difícil escolher um nome. Na época, eu já tinha meu Instagram pessoal (@celinagodoy) e não queria misturar as coisas. Precisava fazer uma conta nova.


Nessa mesma época, fiz meu canal no Youtube e também precisava de um nome legal pro canal. Era super comum que as pessoas usassem "ilustra" no nome. E acabou que foi a solução que eu encontrei. Queria um nome curto, por isso escolhi o "Cel" - me tirava um pouco do sério porque sempre pensava num celular quando falava mentalmente, demorei pra abstrair disso - e juntei com o "Ilustra". E assim eu meio que virei a Cel Ilustra.

(Print da primeira vez que fiz uma tentativa de logo pra mim)


Fiz meu canal no Youtube com esse nome, a mesma coisa pro Instagram. E aos poucos foi pegando e em tudo quanto era rede, fui me cadastrando como Cel Ilustra. E tudo bem. Eu adoro porque simboliza meu início. Alguns anos se passaram e eu acabei registrando um CNPJ pra Cel Ilustra. E virou minha marca. Também fiz meu site - esse aqui mesmo que vocês acessaram por muito tempo. Depois de ser a Cel Ilustra por alguns anos começaram os problemas.


Como tudo na vida, a escolha do nome também amadurece. E apesar de adorar meu nome antigo, Cel Ilustra não reflete mais toda amplitude de quem eu sou e do que eu faço. E aí aquela dúvida: deleto de vez a Cel Ilustra e começo tudo do zero, ou vou substituindo por outra coisa? Fritei nesse questionamento por muitos dias... meses... e acabei escolhendo o nome The Patternish. Queria que fosse algo mais abrangente mas que não fosse tão genérico ou muito pessoal (como Cel era).

(Essa é minha marca antiga/atual)


Por fim, decidi que não ia começar do zero e sim ir substituindo aos poucos. O que, sinceramente, tem sido bem cansativo. No Instagram, por exemplo, você precisa esperar 14 dias para alterar seu @. Como eu tinha criado um Insta do zero com esse nome(the.patternish) pra ninguém pegar antes, tive que esperar duas semanas. Depois mais duas pra alterar essa conta secundária pra @cel_ilustra (assim eu tinha uma conta de backup para quem me procurasse pelo nome antigo).


E as burocracias mal estavam começando. Instagram era o de menos. O que eu ia fazer com meu email (contato@celilustra.com.br)? E o domínio do site (www.celilustra.com.br)? Como ficariam os sites que eu sou cadastrada como Cel Ilustra? E meus cursos hospedados no meu site? Eu to longe de ser uma grande conhecedora de programação e web e como faço tudo sozinha, só tinha uma forma de saber: testando! Como tudo que fiz até hoje, com erros e acertos, deixei a preguiça, o comodismo e o medo de dar tudo errado de lado e resolvi mudar essa parte mais chatinha.


Ainda nem cheguei na etapa do CNPJ! Essa eu ainda não sei como vou resolver (rindo de nervoso). Mas não é uma coisa que me preocupa tanto - apesar de querer logo ser 100% The Patternish e deixar a fase Cel Ilustra (com carinho) no passado.


(E por fim, essa é a nova versão da Cel Ilustra: The Patternish)


Esse post enorme, na verdade, é uma deixa para entrar nesse assunto de escolha de nome artístico/marca com vocês. Escolham bem! Escolham com sabedoria! Porque depois, pra mudar, pode ser um problemão. Isso que eu nem entrei na parte de identidade de marca e reconhecimento que também são afetadas por uma mudança desse porte.


Se eu pudesse dar um conselho pra Celina do passado, seria: use seu nome mesmo. Celina Godoy. Assim não tem erro. Pelo menos pra mim, que estou sempre em constante mudança do que gosto de fazer e como quero aparecer por ai nas redes. Talvez eu passe por esse mesmo "perrengue" daqui uns anos pra mudar de The Patternish pra outra coisa - mas pelo menos já saberei como fazer.


Agora quero saber de vocês: como foi escolher seu nome artístico ou o da sua marca? Você acha que ele te representa bem hoje em dia? Tem vontade mudar? Conta aqui nos comentários <3

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page