top of page

Onde vender suas estampas

Oi pessoal!


Hoje, quero trazer uma lista com alguns sites onde vocês podem comercializar os seus trabalhos/estampas. Você também pode deixar outras indicações nos comentários desse post para ajudar mais pessoas =)


Patternbank

Claro que o primeiro da lista seria o Patternbank por ser o site que eu trabalho atualmente. Lá, você pode comercializar as suas estampas. Não só as corridas, como barrados, lenços e localizados. O foco é, de fato, nos corridos, mas nada impede que você venda outros tipos de estampas. Também é possível subir artes em vetor. A comissão atual paga para os designers é de 50% do valor da venda e é em libra - o que pra quem vive do real, é bem interessante. É uma das plataformas mais confiáveis e mais conhecida internacionalmente o que pode deixar a aplicação para vender lá um pouco mais criteriosa.


Spoonflower

Essa segunda plataforma foi uma das que eu cogitei colocar os meus trabalhos. Diferente do Patternbank, você não precisa de uma aprovação para se tornar um vendedor. Porém, você precisa comprar uma amostra da sua estampa para colocar à venda. O que pode ser um problema para designers que não querem investir dinheiro sem garantia de retorno. Isso também vai implicar no tempo em que a sua estampa irá demorar para ir ao ar e vender. Enquanto no Patternbank em poucas horas a sua estampa já pode ser aprovada, no Spoonflower vai demorar bem mais do que isso.


Uma outra diferença entre as duas plataformas - na minha visão - é que no Patternbank a maioria das vendas são feitas para marcas que vão criar diversos produtos com uma produção em larga escala. Não é sempre e exclusivamente esse tipo de cliente. Mas pelo que notei, isso acontece na maioria das vezes. Enquanto no Spoonflower, as vendas são mais comuns para pessoas que estão procurando tecidos para artesanatos e produtos mais manuais, muitas vezes feitos em menor escala. Logo, isso impacta diretamente no tipo e estilo de estampa que vai fazer mais sucesso e vender mais.


Existem outras diferenças entre as duas plataformas. Posso aprofundar mais nisso em um outro post.


Textile Design Bank

Essa plataforma é mais recente e, pra ser bem sincera, é uma cópia Coreana do Patternbank. Pode ser uma opção legal para quem tentou o Patternbank mas não obteve sucesso na aplicação. Basicamente vai funcionar da mesma forma. Porém, a plataforma tem algumas coisas extras como os "vendedores vips". Os vips são designers que já venderam mais de 10 estampas na plataforma e podem aplicar para essa categoria pagando uma taxa (mensal ou anual) para... digamos... ter esse selo vip. Lembrando que, você pode vender a sua estampa sem pagar nada (assim como no Patternbank). O vip seria algo a parte. E assim como o Spoonflower, é uma plataforma que apenas fiz meu cadastro mas ainda não subi nenhuma estampa para testar na prática.


Creative Market

A plataforma Creative Market é um pouco diferente das citadas anteriormente porque não é voltada apenas para estamparia. Lá, você pode vender estampas, ilustrações, pacotes de pinceis, mockups, fontes e diversos produtos digitais. É uma plataforma que também pede uma aplicação (assim como Patternbank e o Textile) e você precisa ser aprovada para poder vender. A aplicação do Creative Market (na minha visão) é um pouco menos rigorosa - apesar da minha aplicação por lá ter sido recusada.


Shutterstock

Talvez a plataforma mais tradicionais e conhecida mundialmente. Assim como o Creative Market, é possível vender outros tipos de produtos além das estampas: ilustrações, fotos, videos, músicas, etc. Porém, enquanto no Creative Market você tem mais liberdade ao precificar o seu produto, no Shutterstock isso vai funcionar um pouco diferente, visto que, os clientes, compram "pacotes" de download que disponibilizam o download de uma quantidade de imagens específicas. O cadastro no Shutterstock é bem mais simples e não precisa de aplicação (eu mesma já me cadastrei lá mas ainda não subi nenhuma arte). A diferença é que a sua arte precisa ser aprovada seguindo as diretrizes recomendadas por eles para cada tipo de produto.


Bom, esses foram alguns sites que decidi listar para vocês. Existem outros e vocês podem indicar aqui nos comentários também. Posso falar deles em um outro momento.


Por fim, independente da plataforma que você escolha trabalhar, gosto sempre de frisar que você deve levar a sério como um trabalho CLT. Não adiante escolher "a melhor plataforma", a que paga mais, etc e subir uma arte por ano e achar que vai ficar milionária. Não vai. O maior segredo dessas plataformas (além da qualidade do seu trabalho, é claro) é a frequência. Quanto mais você cria, mais você vende.


Também é importante divulgar o seu produto/serviço. Não adianta ter conta em todas elas, subir muita arte e não dizer pras pessoas o que você faz. Você precisa criar uma comunidade, uma base clientes que sempre estarão de olho no que você cria para comprar. Isso, inclusive, da um post inteirinho: atraia as pessoas certas para suas redes sociais. Vejo muitos designers atraindo outros designers no Instagram. O que é super válido. Mas os seus colegas de profissão, apesar de poderem sim ser clientes, não são a maioria dos potenciais compradores. A maioria vai te acompanhar para se inspirar, para dar apoio, etc. Mas não necessariamente para comprar de você. Então, além de tudo, aprenda a atrair as pessoas certas para aumentar as vendas (podemos falar sobre isso em um outro post). E aí? Você vende em algum desses sites? Como está sendo sua experiência? Quer indicar outras opções de sites? Deixa aqui nos comentários!

93 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4 Comments


Unknown member
Aug 10, 2022

E no Creative Market place nao fui aceita☹️

Like
Celina Godoy
Celina Godoy
Aug 12, 2022
Replying to

Ainda quero tentar de novo. Fiz minha aplicação lá que nem a minha primeira do Patternbank: sem pensar muito.

Like

Unknown member
Aug 10, 2022

Oi gente

Eu to inscrita no spoonflwer e tenho a minha "boutique online" la. Como eu tinha encomendado amostras das minhas estampas la aproveitei pra por a venda. Na verdade o problema pra mim nao foi tanto o custo das amostras que custaram 2 euros e pouco cada uma, e me servem pra mostrar meu trabalho, o problema é que ja fazem 2 anos e so vendi uma estampa até hoje, ganhei tipo 20 euros,

e uma amiga q ta la ha 5 Anos com estampas lindas só ganhou 100 euros até hj. Porem serve de vitrine e botei o link da minha pagina no meu site.

A qualidade de impressão é ótima e as cores super fiéis.

Fiquei 3…


Like
Celina Godoy
Celina Godoy
Aug 12, 2022
Replying to

Olha, que interessante saber disso. Inclusive achei bem interessante essa ideia de usar os pedidos como cartelas de amostras. Mas pra gente que mora no Brasil, não sei se compensa tanto financeiramente. É melhor fazer em sublimação que é mais baratinho. Você subia artes com frequencia nesses sites? Não sei se lá também tem essa demanda, mas no Patternbank quanto mais sobe arte mais vende. Vou dar uma olhada nesses outros que você indicou. To muito afim de testar outros sites também!

Like
bottom of page