top of page

Um computador para estamparia

Uma das perguntas que eu mais recebo é sobre qual computador comprar pra trabalhar com estamparia sem ter problemas com travamento, lentidão e outras cositas. Afinal de contas, é nossa maior ferramenta de trabalho! Mesmo que você crie seus elementos e o rapport no papel, você vai precisar do computador para fechar o arquivo e mandar pra gráfica. Não tem como fugir.

Bom, o primeiro passo é aceitar que, como todo profissional, precisamos investir nas melhores ferramentas pra nos ajudar a ter o melhor resultado possível. Só cuidado pra não se confundir: ter o melhor material não te faz, automaticamente, ser o melhor profissional, ok? Como acabei de falar: a ferramenta vai te ajudar a alcançar resultados que talvez não seriam possíveis com ferramentas inferiores. E isso pode ser desde o tempo que você leva para fazer uma tarefa até não poder usar um recurso porque seu computador não suporta a função.


Vou dar 2 exemplos:

  1. A ferramenta visualização de padrão no Photoshop, depende da sua placa gráfica para funcionar. E essa ferramenta vai ser sua melhor amiga na rapportagem porque além de fazer o rapport automaticamente, é praticamente impossível dar erro na estampa. Então você economiza tempo e garante um trabalho sem defeitos - claro, isso não exclui o fato de você ter que estudar composição, coloração e ter outras habilidades para entregar um trabalho bem feito.

  2. Eu uso um programa da Adobe para fazer os mockups. Para renderizar uma cena em altíssima qualidade, levo em torno de 4 a 5 horas. Isso significa que, nesse tempo, eu não posso fazer mais nada porque todo meu computador está se esforçando para gerar essa imagem renderizada (normalmente coloco pra renderizar antes de dormir e deixo ele trabalhando sozinho durante a madrugada). Então, meu próximo investimento vai ser em memória pro computador para que eu possa reduzir esse tempo e otimizar as minhas vendas. Quanto mais mockup faço, mas vendo.

Estou te contando tudo isso antes chegar no ponto desse post para que você entenda que investimentos são necessários. Pagar pela assinatura de um pacote Adobe ao invés de crackear um programa, vai ser necessário. Trocar seu notebook por um melhor (ou de preferência um desktop) vai ser necessário. Comprar um papel de aquarela melhor, vai ser necessário.


E eu sei que, pra cada um, o calo aperta em um lugar. Eu mesma levei anos pra finalmente pagar um pacote Adobe. Por muito tempo trabalhei com um notebook super lento. Chorava de desespero achando que não ia conseguir entregar tudo a tempo porque ficava travando. E eu não tinha dinheiro disponível para melhorar isso. Então, se não der pra fazer esses investimentos agora, tudo bem. Faça do jeito que você consegue hoje. Use o que você tem disponível hoje. Ok? Não espere ter "o melhor" pra começar. Começa com o que você tem. Mas coloque na sua cabeça que investir em equipamento (dentro das suas possibilidades) deve ser uma das prioridades. Eu não tinha dinheiro pra melhorar de computador, mas como coloquei isso como uma prioridade, e assim que sobrou uma graninha, deixei de gastar comigo (comprando roupas e outras coisas) pra investir no meu trabalho.


Hoje, meu financeiro é muito mais equilibrado então consigo destinar uma % só pra reinvestir no meu negócio sem ter que deixar as outras coisas de lado. Por isso, planejamento é fundamental e pode ser que no início você precise fazer alguns sacrifícios! - mas isso é assunto prum outro post.


Vamos ao que interessa? Cel, qual computador você recomenda para quem quer trabalhar com estampas?


Recomendo que você monte um computador ao invés de comprar um pronto. Pense que comprar os melhores equipamentos de uma vez, custa caro. Então você, provavelmente, vai melhorando as peças aos poucos. Por isso, não recomendo notebooks. Eles são bem mais difíceis de lidar porque precisam de peças muito específicas pra cada modelo. Claro que no desktop (computador de mesa), alguns componentes vão depender de outros. Mas isso é muito mais flexível.


Você pode até ter um notebook ou um tablet pra levar por ai caso precise apresentar algum projeto ou algo assim. Mas pra trabalhar no dia a dia, eu não escolheria um notebook.


O mesmo vale pra dúvida: compro um Apple? Apesar dos computadores da Apple serem excelentes pra nossa área, se precisar melhorar ou substituir algum componente que deu problema, só mesmo na assistência da Apple. Não da pra trocar por qualquer um de outra marca. Fora que, uma vez que a máquina ficar obsoleta, o computador fica praticamente inutilizável. Então, se você tem dinheiro sobrando, manda brasa! Compra um Apple. Mas se você não quer, de tempos em tempos, ter que pagar uma fortuna pra ficar trocando a máquina inteira, monte um desktop comum. Na nossa área, precisamos nos atentar as seguintes coisas: processador, memória ram, ssd e placa de vídeo. Indiretamente: placa mãe e fonte de alimentação.


Então os requisitos mínimos que eu* sugiro para você montar um computador bacana para trabalhar com estampa sem passar perrengue (na minha opinião de não técnica em informática rs) são:


- Processador i5 (da geração mais recente que você puder comprar) - Memória Ram: 16G ddr4

- Placa de vídeo: GTX 1080 (Nvidia) ou RX 580 (AMD) com 8G de ram (lembrando que pra Adobe, placas da Nvidia vão ser mais compatíveis). Uma placa de vídeo voltada para funções gráficas (que não seja jogos) também pode ser uma opção mas essas são bem mais caras. SSD: 480G Fonte: 700W Monitor: LG ou Dell

Bom, esses foram os requisitos mínimos. Qualquer coisa abaixo disso, provavelmente vai te dar problema em alguma etapa do trabalho e você vai ter que ter jogo de cintura e (muita) paciência pra trabalhar.


Agora vou listar o que eu escolheria se fosse montar um computador novo hoje. Lembrando que as opções a seguir não são mais requisitos mínimos e sim quase que "um computador ideal" pra mim hoje. Processador i9

Memória Ram: 64G ddr4

Placa de vídeo: Nvidea RTX3060 12G de ram

SSD: 2TB Fonte: 1200W

Monitor: LG ou Dell (preferencialmente um de cada - trabalho com 2 monitores - para ver pequenas variações de cor nos trabalhos)


Claro que, pra essa segunda configuração, eu teria que escolher também uma boa placa mãe e uma case com bastante ventilação e até mesmo um cooler extra pra manter tudo resfriado.


Agora que você já tem uma ideia melhor do que precisa se atentar na hora de montar seu computador para trabalhar com estampas, recomendo que você crie uma listinha de desejos (na Amazon) por exemplo e salve essas peças para que você possa planejar melhor o seu orçamento e fazer esse upgrade assim que possível. Vou compartilhar com vocês a minha listinha de desejos de computador que tenho salva lá. Pra acessar, é só clicar aqui.


Não recomendei nenhuma marca (com exceção das placas de vídeo e monitor) porque existem várias no mercado com valores e características diferentes. Sugiro que, assim que encontrar um modelo legal de algum componente, procure sobre ele no Youtube e veja várias reviews de pessoas diferentes sobre esse produto. E ai? Já pensou em trocar de computador? Está satisfeite com o que você tem hoje? Deixa aqui nos comentários. Inclusive, vocês podem sugerir outras coisas que talvez eu não tenha mencionado no post e também mandar modelos que vocês estejam pensando em comprar pra gente conversar mais sobre eles.


*Lembrando que essa não é minha especialidade. É sempre bom ter apoio de um técnico de confiança para te indicar os melhores modelos e marcas, ok?

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page