top of page

5 livros para ler e ter na prateleira

Oi pessoal!


Hoje resolvi trazer pra vocês indicação de cinco livros sobre criatividade que eu recomendo que todo mundo leia e tenha em casa para consultar e se inspirar sempre que precisar. Não vale comprar e deixar pegando poeira, hein? Alguns eu li na faculdade e você pode encontrar pelas prateleiras universitárias ou até online (basta pesquisar).



Desenhando a Superfície. Mais considerações além da superfície (2013)

A autora desenvolve, no Brasil, um trabalho pioneiro na área do design. Ela trabalha em escritório próprio, desenvolvendo projetos de design de superfície, atividade que, desde os primórdios da Revolução Industrial, qualifica produtos, como tecidos e louças, para uma série de finalidades. A área é pouco conhecida e desenvolvida em nosso país, porém o assunto foi tratado de maneira simples e objetiva. Trata-se de uma obra inédita na área.


É possível comprar o livro no site da própria autora, clicando aqui.




The Fabric Civilization: How textiles made the world

A história da humanidade é a história dos tecidos - tão antiga quanto a própria civilização. Desde que o primeiro fio foi fiado, a necessidade dos tecidos impulsionou a tecnologia, os negócios, a política e a cultura. Em The Fabric of Civilization, Virginia Postrel sintetiza pesquisas inovadoras de arqueologia, economia e ciência para revelar uma história surpreendente. Dos Minoanos que exportavam lã colorida com precioso corante púrpura para o Egito, aos romanos vestidos com a cara seda chinesa, o comércio de tecidos abriu as encruzilhadas do mundo antigo. Os têxteis financiaram o Renascimento e o Império Mughal; eles nos deram bancos e contabilidade, o David de Michelangelo e o Taj Mahal. O negócio de tecidos espalhou o alfabeto e a aritmética, impulsionou a pesquisa química e ensinou as pessoas a pensar em código binário.






The Patternpedia

Esta enciclopédia de 32 páginas com mais de 130 conceitos de padrão ajudará você a encontrar novas ideias e inspiração para seu próximo projeto ou coleção de padrões.


Você pode baixar o e-book gratuitamente no site da autora, clicando aqui.






Spectrum: Heritage Patterns and Colors

Os decoradores de interiores há muito usam cores e paletas específicas para evocar estados de espírito fortes - a mistura certa de marrons, verdes e laranjas pode facilmente trazê-lo de volta aos anos 1970. Aqui, neste livro altamente original e digerível, as paletas de cores do século XV em diante são analisadas e explicadas pelo especialista em design de interiores Ros Byam Shaw. As cores usadas em cada papel de parede e tecido são apresentadas em grades proporcionais, dando uma clara compreensão dos tons que se tornaram emblemáticos de sua época. Cada papel de parede e tecido, cuidadosamente selecionados pela Here Design da coleção do V&A, são organizados cronologicamente com sua própria página dupla com legendas estendidas que explicam o significado da paleta. Uma grade de cores é apresentada ao lado de cada padrão, na qual as cores da peça original são mostradas na proporção de seu uso e com suas referências CMYK para permitir que os designers repliquem essas cores em seus próprios trabalhos. O resultado é um livro que oferece insights fascinantes sobre cores que serão de interesse e utilidade para designers que trabalham hoje, sejam especialistas em interiores, produtos ou gráficos. Ele também atrairá um público mais geral como um livro lindamente projetado que oferece inspiração para os interessados ​​em design de interiores.



Patterns: Inside the Design Library

A cada estação, designers de moda, decoradores, têxteis, artistas gráficos e indústrias de produtos de papel buscam inspiração em padrões para dar vida às suas coleções. Muitos desses designers - incluindo Beacon Hill, Boden, Calvin Klein, Clinique, Colefax & Fowler, Lululemon, Nike, Oscar de la Renta, Pottery Barn e Target - consultam a Design Library, o maior arquivo mundial de design de superfície. Este livro único, extraído do arquivo da Design Library, é um livro de referência exclusivo e definitivo sobre padrões e ornamentos.





E aí? Qual será seu próximo livro de cabeceira? Dica: você pode adicionar esses livros à sua lista de desejos de sites como a Amazon e criar uma lista bacanuda de livros pra ir comprando aos pouquinhos uma vez que eles podem ser caríssimos (esse último é mais de mil reais!).

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page